É nos primeiros anos de vida que se dá o maior e mais rápido desenvolvimento cerebral e também o pico do desenvolvimento da linguagem! 

Esta é a competência que mais está dependente dos pais e da sua estimulação para se desenvolver, uma vez que existe um período sensível e outro crítico para promover esta aquisição.

Nós sabemos, por exemplo, que a quantidade de palavras ditas no primeiro ano de vida é um fator determinante para os resultados escolares no futuro. Mas não basta debitar palavras, pois a qualidade ganha sempre à quantidade. É importante conversar com o nosso filho, descrever o dia, ler, cantar, interagir. 

A fala e a escrita não são a única forma de comunicação, porém, todas elas devem ser respeitadas e, acima de tudo, potenciadas. 

A linguagem e a comunicação estão diretamente relacionadas com o desenvolvimento sensorial, motor, socioemocional e cognitivo e vice-versa. 

Existem vários brinquedos que permitem promover brincadeiras que estimulem a linguagem e a comunicação, mesmo para aqueles pais mais calados ou menos criativos.

Veja a nossa seleção.

Mais de 0 meses

Mais de 1 mês

Mais de 2 meses

Mais de 3 meses

Mais de 4 meses

Mais de 5 meses

Mais de 6 meses

Mais de 8 meses

Mais de 10 meses

 16,40

Mais de 12 meses

Mais de 18 meses

Mais de 24 meses (2 anos)

 34,85
Leilão
Starting bid:  60,00
Leilão
Starting bid:  107,00
 26,99
 25,50

Mais de 36 meses (3 anos)