De um modo resumido, o desenvolvimento social e emocional é a mudança, ao longo do tempo, na capacidade de reacção e interacção das crianças com o seu ambiente social e a gestão das suas emoções, também conhecido como: inteligência emocional.
As experiências emocionais dos recém-nascidos e bebés ocorrem mais frequentemente durante períodos de interacção com um cuidador (tais como alimentar, brincar, conversar, confortar e segurar).
No final dos anos pré-escolares (6 anos), as crianças que adquiriram uma forte base emocional têm a capacidade de antecipar, falar e usar a sua consciência acerca dos seus próprios sentimentos e dos sentimentos dos outros para melhor gerir as interacções sociais quotidianas.
Sabendo então que as características centrais do desenvolvimento emocional incluem a capacidade de identificar e compreender os próprios sentimentos, de ler e compreender correctamente os estados emocionais dos outros, de gerir emoções fortes e a sua expressão de uma forma construtiva, de regular o próprio comportamento, de desenvolver empatia pelos outros e de estabelecer e manter relações; acreditamos que é muito importante começar a desenvolver estas competências, corretamente desde cedo.
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